Como aprender inglês sozinho?
Vamos compartilhar dicas detalhadas para ajudá-lo nessa missão, e também explorar os benefícios de outras opções.
Mas... é possível aprender inglês sozinho?
Vamos direto ao ponto. SIM! Você pode aprender inglês sozinho e ficar fluente desta forma. Já vimos diversos alunos com nível alto que nunca estudaram em escola, ou fizeram aulas particulares. Como eles conseguiram?
São diversos fatores. Um deles é que, doa a quem doer, algumas pessoas tem mais facilidade em aprender idiomas do que as outras. Assim como alguns tem habilidades para artes, números. Então, caso você já tenha percebido que tem o dom de aprender inglês facilmente, explore isso!
Entendi, mas eu não tenho esse dom!
É para isso que você está aqui! Vamos te passar algumas dicas importantes para facilitar o seu processo! Veja as nossas dicas:
1. Tenha metas claras
Defina metas específicas e realistas para o seu aprendizado de inglês. Isso vai te ajudar a direcionar os seus esforços e a medir o seu progresso ao longo do tempo. Por exemplo, você pode definir metas semanais de vocabulário ou estabelecer um objetivo de assistir um episódio da sua série favorita em inglês e sem legendas. Caso prefira utilizar um livro, existem milhares de opções – faça um tópico por semana, por exemplo.
2. Pratique a escuta ativa
Exponha-se ao inglês assistindo filmes, seriados, ouvindo podcasts e músicas. Foque em entender o contexto (e não palavra por palavra), a pronúncia e a entonação. Faça anotações, pesquise as palavras que você não conhece e pratique repetindo as frases em voz alta. Se tiver vergonha, se tranque no quarto, mas esse exercício é incrível!
3. Leitura e escrita
Leia livros, notícias, artigos, blogs em inglês para aumentar o seu vocabulário e melhorar a sua compreensão escrita. Sugerimos os tópicos de discussão do Reddit. Anote as palavras e expressões novas e tente usá-las em seus próprios textos. Escreva diários, resumos de filmes, ou simplesmente escreva sobre tópicos do seu interesse. Isso ajudará a fortalecer suas habilidades de escrita.
4. Prática de conversação
Onde encontrar oportunidades para praticar conversação em inglês, se jogue! Seja com amigos que também estão aprendendo ou até em grupos de conversação online. Um bom exemplo é o site Omegle, onde você pode conversar em inglês com pessoas aleatórias por um período de tempo. No começo você ficará com vergonha, o que é bem normal. Mas depois você vai se soltando e no fim, aos poucos, vai atingir essa meta de praticar conversação. Além disso, assista a videos de tutoriais ou participe de fóruns para obter feedback e melhorar sua fluência verbal.
5. Tenha o inglês como parte do seu dia a dia
Possivelmente, você não mora em um país cuja língua nativa é o inglês mas existem formas de fazer com que ele seja parte do seu dia a dia.
- Troque o idioma do seu celular para inglês;
- Coloque etiquetas em inglês em objetos na sua casa;
- Ouça rádio ou podcast em inglês quando estiver no trânsito. Um site que recomendamos é o Radio Garden, você pode ouvir rádios diferentes baseados em diversas cidades do mundo!
- Escreva seus lembretes e listas de coisas a fazer, em inglês.
6. Converse com quem aprendeu sozinho
Muitas pessoas já aprenderam por conta própria. Pesquise com seu grupo de amigos, colegas de trabalho ou familiares e peça por dicas e técnicas utilizadas sobre como aprender sozinho. E coloque essas dicas em prática para ver quais vão funcionar para você.
7. Não precisa ser entediante
Aprender inglês não precisa ser uma coisa chata e sem graça. Você pode fazer com que seja divertido. Incorpore o inglês nos seus hobbies, por exemplo, se você gostar de escrever, por que não começar com o seu próprio roteiro para um livro?
E se não conseguir ver resultado?
Como falamos no começo deste post, aprender inglês sozinho não é para todos. Caso você não tenha comprometimento, tenha perdido o ânimo, ou não esteja vendo resultados, fazer aulas online com professores particulares é a melhor saída.
Você tem instrução personalizada, onde os professores adaptam as aulas ao seu ritmo, interesse e necessidade, além de te dar um feedback personalizado pontual.
Você conta com um currículo estruturado, para avançar de forma consistente.
Acesso a materiais de alta qualidade, livros e exercícios além de recursos como videos e músicas.
Interação com um professor que está acostumado a lidar com vários tipos de alunos, do mais básico ao avançado, permitindo praticar conversação e troca de experiências.
Well, essas são as nossas dicas de como “tentar” aprender inglês sozinho, esperamos que tenha te ajudado de alguma forma!
Equipe inglesonline.com